Domingo, 2024-04-28, 12:53 PM
JORGEQUIXABEIRA.NET
 
MENU

CATEGORIAS
NOTÍCIAS [372]
ESPORTES [1157]
EVENTOS [20]
PUBLICIDADE [115]

Statistics

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0

Main » 2013 » Abril » 12 » COM SENNA, DI GRASSI, KOBAYASHI E PIZZONIA, ENDURANCE ABRE TEMPORADA
10:19 AM
COM SENNA, DI GRASSI, KOBAYASHI E PIZZONIA, ENDURANCE ABRE TEMPORADA


Remontado pela FIA em 2012 como laboratório para o desenvolvimento de tecnologias para os carros de rua, o Mundial de Endurance é um campeonato de automobilismo no qual os competidores precisam aliar velocidade e resistência. Derivado das lendárias 24 Horas de Le Mans – uma das provas mais tradicionais do planeta, disputada anualmente no circuito francês desde 1923 –, o torneio terá novamente uma corrida em Interlagos, São Paulo, no início de setembro. Com oito etapas, a competição começa neste fim de semana em Silverstone, na Inglaterra. Todas as quatro classes terão brasileiros na briga por vitórias em 2013: Lucas di Grassi na P1 e Antonio Pizzonia na P2, pilotando protótipos, além de Bruno Senna na GTE Pro e Fernando Rees na GTE Am, guiando esportivos de alta performance. As categorias competem juntas na pista, mas pontuam separadamente. Cada carro deve ser revezado por pelo menos dois pilotos. Bruno, aliás, é um dos pilotos que trocaram a Fórmula 1 pelo WEC (sigla em inglês para World Endurance Championship) nesta temporada. Após três anos pilotando para as equipes HRT, Renault (atual Lotus) e Williams, o sobrinho do tricampeão mundial Ayrton Senna atendeu ao chamado da Aston Martin para guiar um dos modelos Vantage inscritos na GTE Pro. A montadora inglesa, que completa um século em 2013, ampliou seu investimento e fez melhorias em 30% das peças de seu carro para conter o domínio dos modelos F458 Italia da Ferrari. Atual campeã com Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella ao volante, a fábrica de Maranello reforçou seu time neste ano com outro ex-Fórmula 1. Depois de três temporadas na Sauber, o japonês Kamui Kobayashi pilotará um dos esportivos vermelhos oficiais, preparados pela Scuderia AF Corse. Bruno cita suas impressões das 12 Horas de Sebring, prova usada como uma espécie de pré-temporada por muitas equipes, para enumerar seus principais rivais no campeonato.

- Será pauleira o tempo inteiro, porque os carros são muito confiáveis. Em Sebring, apenas três tiveram algum problema mecânico apesar da longa duração da prova. As Ferrari demonstraram uma grande consistência e um consumo de combustível menor, o que ajuda muito em corridas deste tipo. A Porsche usou uma versão antiga, mas vai ter o carro novo aqui, que certamente será rápido como são tradicionalmente os modelos da marca. Em Le Mans será ainda mais complicado, porque várias fábricas estão se preparando especialmente para essa prova – ressalta Bruno.

Carros iguais, classes diferentes

Com carros similares, as duas categorias reservadas aos modelos de Gran Turismo se diferenciam pelo nível técnico dos pilotos, o que fica claro em suas nomenclaturas. Enquanto a GTE Pro é reservada aos pilotos profissionais, na GTE Am também podem ser inscritos os chamados "gentlemen drivers”. O brasileiro Fernando Rees integra o time que é o atual campeão desta categoria, e segue com chances de levar o título. Pilotando o Corvette C6R preparado pela Larbre Competition, ele prefere não arriscar um palpite sobre o real potencial do modelo para este ano, devido a uma nova adequação de performance aplicada pela FIA, já que os Porsches, Ferraris, Corvettes e Aston Martins são de concepções diferentes e precisam ser equalizados tecnicamente.

- O campeonato está certamente mais forte este ano. Minha categoria terá oito carros nesta primeira prova, em Silverstone, enquanto na outra categoria de GTs serão apenas seis. Temos também pilotos experientes entrando em carros muito competitivos, será bem interessante! Os Aston Martin e os Porsche serão os maiores beneficiados com as mudanças. Para as Ferrari, não muda muita coisa. E para nós, no Corvette, muda tudo. Estamos com muita dificuldade de aproveitar os dados de telemetria do ano passado – conta Rees.

Protótipos lideram corrida tecnológica

Porém, quando o assunto é velocidade, quem anda na frente nas corridas do Mundial de Endurance é a turma dos protótipos – máquinas construídas especificamente para competição, ao contrário dos esportivos de série das classes GTE. Entre os protótipos, também há duas categorias distintas, a P1 e a P2. O regulamento permite a presença de um "gentlemen driver” por equipe na P2, mas o fator de desvantagem não é apenas humano: seus carros não andam tão próximos da P1 porque competem com motores menos potentes que os da classe principal.

O representante brasileiro na categoria P2 em Silverstone será Antonio Pizzonia, piloto de renome internacional que integrou o grid da Fórmula 1 entre 2003 e 2005, antes de correr na Stock Car. Com o apoio da Nissan, o amazonense vai integrar um dos trios da equipe Delta-ADR, que corre com um protótipo Oreca. Esta será a estreia dele neste campeonato, e um de seus adversários será o italiano Vitantonio Liuzzi, seu contemporâneo na F-1.

Fonte: Globo Esporte

Category: ESPORTES | Views: 433 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Calendar

Entries archive

Please Upgrade Your Flash Player

Get Adobe Flash player