Domingo, 2024-04-28, 10:12 AM
JORGEQUIXABEIRA.NET
 
MENU

CATEGORIAS
NOTÍCIAS [372]
ESPORTES [1157]
EVENTOS [20]
PUBLICIDADE [115]

Statistics

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0

Main » 2013 » Abril » 16 » COPA BAHIA DE BICICROSS TEVE DISPUTA ACIRRADA NA PRAIA DO CORSÁRIO
10:12 AM
COPA BAHIA DE BICICROSS TEVE DISPUTA ACIRRADA NA PRAIA DO CORSÁRIO


Finais eletrizantes marcaram a etapa única da Copa Bahia de Bicicross realizada no último domingo, na Pista de Bicicross Tertuliano Torres, na praia do Corsário, em Salvador. Além da capital, a disputa teve participação de representantes de vários municípios baianos e ainda atletas de Sergipe e São Paulo, que não disputaram oficialmente o torneio, mas prestigiaram o evento.

A competição reuniu 85 competidores de diferentes categorias e idades, disputando, páreo a páreo, o torneio, que serviu como segunda seletiva estadual para formação da delegação baiana, que vai representar o estado, no Campeonato Brasileiro de Bicicross, a ser realizado nos dias 22 e 23 de junho deste ano, em São José dos Campos, interior de São Paulo.

O evento foi realizado pela Associação de Bicicross de Salvador (ABS) e a Associação Baiana de Bicicross (ABBMX), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb).  Sob os olhares de amigos e familiares, atletas de Salvador e das cidades de Barrocas, Serrinha, Paulo Afonso, Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana e Itaberaba se empenharam para fazer o melhor tempo possível na pista da disputa.

 

Circuito fechado - O BMX Bicicross é uma modalidade olímpica disputada em um circuito fechado e de terra, com extensão regulamentar, obstáculos e curvas. No caso do Corsário, a pista tem uma extensão de 386 metros. A Regra é simples: largam, no máximo, oito pilotos que disputam três baterias, classificando-se os quatro melhores de cada grupo para a final.

A copa baiana teve a final disputada em uma única bateria, na qual o vencedor seria aquele que cruzasse primeiro a linha de chegada. O destaque foi para a categoria ‘Elite’, tanto masculina, quanto feminina, que teve como campões, Leonardo Cazé e Paola Reis.

 

Os vencedores - Os atletas menores de oito anos também tiveram participação destacada, foram aplaudidos e mostraram ao público que o tamanho não é impedimento para a prática do esporte.

 Foram vencedores da Copa Bahia de Bicicross, por categoria, os seguintes atletas: Marco de Jesus (Iniciantes), Felipe Aumeno (Boys até 8 anos), Gabriel Santana (Boys de 9 a 12 anos), Caio Silva (Boys de 13 a 16 anos), Thiago Lago (Cruiser Open), Cássio Muniz (Cruiser), Leonaro Cazé (Elite masculino), Camile Pinheiro (Feminino até 12 anos), Raissa Freitas (Feminino de 13 a 16 anos) e Paola Reis (Elite feminino).

 

Bolsa Esporte – O Bicicross é uma modalidade esportiva que vem crescendo na Bahia e, de acordo com o presidente da ABS, Dernivan Nunes, o esporte hoje estado está profissional, contando com grandes atletas, que participam de competições nacionais, ao lado dos maiores destaques do país. Segundo Dernivan, o apoio do Governo do Estado foi fundamental para a realização do evento baiano.

Um dos destaques baianos atuais, Rafael Saito, de 19 anos, iniciou no esporte em 2007 com o apoio dos pais e desde 2011 é um dos beneficiados pelo Programa Estadual para Apoio ao Esporte, o ‘Bolsa Esporte’. Em 2012 ele foi campeão baiano e vice-campeão brasileiro pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Este ano, Rafael Saito está se preparando para o Campeonato Pan-Americano de BMX na Argentina. "O apoio do Governo é um incentivo para eu estar correndo atrás. A bolsa me ajudou bastante, sem ela, eu não teria conseguido chegar aonde cheguei”, afirmou o atleta. 

Fonte: SECOM

Category: ESPORTES | Views: 416 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Calendar

Entries archive

Please Upgrade Your Flash Player

Get Adobe Flash player