Sábado, 2024-04-27, 11:34 PM
JORGEQUIXABEIRA.NET
 
MENU

CATEGORIAS
NOTÍCIAS [372]
ESPORTES [1157]
EVENTOS [20]
PUBLICIDADE [115]

Statistics

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0

Main » 2013 » Abril » 12 » DOIS MINUTINHOS COM... BRUNINHO: LIÇÕES, BRONCA, BERNARDINHO E LONDRES
10:29 AM
DOIS MINUTINHOS COM... BRUNINHO: LIÇÕES, BRONCA, BERNARDINHO E LONDRES


É dos tempos de banco de escola que Bruninho guarda a maior bronca que já levou na vida. Uma nota baixa numa prova o fez ouvir um bocado do pai. Para que pensasse a respeito, ainda ficou de castigo. Naquela época, o menino que nunca teve dúvida de que seria jogador de vôlei quando crescesse, não poderia imaginar que teria Bernardinho como treinador na seleção brasileira. Mas ele garante que as broncas  nas quadras não se comparam com a lá de trás. E, em tom de brincadeira, ressalta: "Elas são severas, né? O pessoal já conhece". São e ele entende. Talvez porque enxergue em si mesmo muito do pai. Não tem só o modo de falar, o gestual, mas o perfeccionismo, a dedicação em nível máximo e também o espírito competitivo. Enquanto se preparava para o quadro Dois minutinhos com..., do GLOBOESPORTE.COM, o levantador do Rio de Janeiro dizia que seria mais rápido do que Bernardinho. 

- Vi que ele fez em 12 minutos, né? - sorri.

O filho não precisou de tanto. Menos da metade do tempo. Mas assim como ele, também pensa, gosta de explicar melhor algumas respostas. Faz uma pausa antes de encontrar a melhor forma de responder quando não é bom ser Bruninho. A comparação, ouvir algumas pessoas dizerem que ele só está na seleção por ser o herdeiro do técnico, chateia os dois. Aos 26 anos, gostaria de ser menos perfeccionista e autocrítico. Tem saudade de passar mais tempo perto da família. Algo do qual Bernardinho também se ressente. Admite ter como maior medo perder as pessoas que ama alguém muito próximo.

Paciente, Bruninho admite que só sai do sério quando os companheiros ao seu lado "não estão se esforçando da maneira que é importante para o time". Se for um "Bernardinho evoluído", como diz o pai, prefere afirmar que consegue entender um pouco melhor as coisas, por ter uma natureza um pouco mais maleável. Mas trata logo de elogiar o pai, lembrando que ele tem cedido mais em alguns pontos, tem melhorado ao longo do tempo. É com ele e também com ídolos como Michael Jordan e Ayrton Senna que Bruninho aprendeu boas lições. O segredo para ele, é não se iludir com o sucesso e nem ficar deprimido com o fracasso. Desta galeria de gigantes do esporte, tirou recentemente o ciclista Lance Armstrong, banido do esporte após admitir ter se dopado durante sua carreira. O americano perdeu os sete títulos da Volta da França que havia conquistado.  Li muitos livros dele. Não cheguei a queimar nenhum (como sugeriu o pai), mas tentei deletar tudo o que li dele porque foi um ídolo que acabou se corrompendo, e você não precisa disso para chegar ao topo.

De bem com a vida, com "Ousadia e Alegria" grudada nos ouvidos, Bruninho não gostaria de voltar a uma fase específica de sua jornada caso tivesse oportunidade. Garante que viveu bem todas elas e que a atual é mais uma importante. Também tem dificuldade para definir um momento inesquecível, por considerar assim os títulos que conquistou. Tem carinho por todos. E mais ainda pela mãe. Quando fala da ex-jogadora Vera Mossa, o sorriso sempre toma o rosto de Bruninho. Diz que aprendeu com ela tudo de bom, que é a mulher mais bonita que conhece.

Dono de um título mundial e de duas pratas olímpicas, o levantador - que queria ter talento para jogar futebol - carrega a amarga  derrota na final dos Jogos de Londres na lembrança. Chorou muito naquele dia, mas não quer esquecer a tristeza que sentiu.  

- Com o tempo, essa tristeza tem fortalecido para novos caminhos e conquistas. Espero que essa tristeza continue a ser lembrada para que eu não volte a sentir aquele momento.

Neste domingo, às 10h, no Maracanãzinho, Bruninho terá a chance de colocar mais um título no seu currículo. Agora, de Superliga. Já ergueu o troféu quatro vezes, vestindo a camisa do Florianópolis. Sonha repetir o gesto pela primeira vez com o Rio de Janeiro. Para isso, terá de bater o Cruzeiro, atual campeão da competição. A Rede Globo e o SporTV transmitem ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real. O ritual que faz antes de todos os jogos será repetido: entrar com o pé direito em quadra e fazer uma oração.

- O Cruzeiro é uma grande equipe, que me faz lembrar um pouco nosso time do Florianópolis que fez seis finais consecutivas. É uma equipe muito forte, que vem mostrando qualidade, um adversário difícil de ser batido, com grande torcida. É um grande rival e junto com nosso time vai propiciar uma grande final.

Daqui a 10 anos, espera ainda poder estar vivendo esse clima de decisão. E jogando. Do jeito como Fofão, aos 43 anos, fez.

Fonte: Globo Esporte

Category: ESPORTES | Views: 398 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Calendar

Entries archive

Please Upgrade Your Flash Player

Get Adobe Flash player