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Main » 2013 » Abril » 2 » FONTE NOVA: POR R$100 MILHÕES DE CERVEJARIA ESTÁDIO MUDA DE NOME
10:36 AM
FONTE NOVA: POR R$100 MILHÕES DE CERVEJARIA ESTÁDIO MUDA DE NOME


Itaipava Arena Fonte Nova. Oficialmente, é assim que a nova Fonte se chama a partir de agora. O Grupo Petrópolis assinou contrato de patrocínio por 10 anos, com preferência de renovação pelo mesmo período, para estampar a marca de sua cerveja.

 O investimento é de R$ 10 milhões por ano. Além de incorporar seu nome ao estádio, o acordo concede à Itaipava, e outras marcas da empresa, o direito de comercialização de seus produtos com exclusividade em todos os bares e restaurantes da arena multiuso. "O que garante o contrato é a exclusividade de três produtos: energético, isotônico e cerveja. Outros conteúdos seguem livres e abertos para entrar na Arena”, esclarece o presidente da Fonte Nova Participações, Frank Alcântara.

O modelo de patrocínio é chamado de "naming rights”, comum nos EUA e na Europa. Acontece quando há cessão de direito ao anunciante sobre o nome de propriedade, eventos ou campeonatos.

O estádio do alemão Bayern de Munique, por exemplo, se chama Allianz Arena por causa da parceria do clube com a seguradora Allianz. No Brasil, o Atlético Paranaense fez o mesmo em 2005 e a Arena da Baixada foi batizada como "Kyocera Arena”.


Sem Álcool


Apesar da Arena Fonte Nova ter ganhado o nome de uma cervejaria, nenhum tipo de bebida alcoólica será comercializada no estádio. A proibição atende determinação do Estatuto do Torcedor. "O Grupo Petrópolis oferecerá já no primeiro Ba-Vi cerveja sem álcool. A restrição para bebidas alcoólicas em eventos de futebol será respeitada, conforme a legislação estabelece. Em outros eventos, o consumo está liberado”, explica Frank Alcântara.

Para Douglas Costa, diretor de mercado do Grupo Petrópolis, o investimento é válido mesmo sem a comercialização de cerveja no estádio. "A propriedade da Arena a gente encara primeiramente como uma grande ação de marketing e visibilidade de marca. A gente tem uma oportunidade de exploração de visibilidade interna onde a gente consegue promover a marca pra gerar o consumo depois”, disse.

Durante a Copa das Confederações e do Mundo, eventos organizados pela Fifa, o estádio deixa de ter o nome associado à cervejaria. "Nós temos a obrigatoriedade legal, e isso está no contrato, de entregar a Arena no dia 29 de maio livre de marcas para a Fifa. Depois, nós temos a reativação das marcas da Arena”,  Frank Alcântara.

Segundo o secretário de Comunicação do governo, Robinson Almeida, o valor será dividido entre estado e consórcio. A verba será usada para abater a contraprestação que precisa ser paga   aos responsáveis pela obra. "O modelo de exploração é de que o consórcio administra o estádio e o lucro é dividido, assim como o prejuízo.

No entanto, não significa que os R$ 100 milhões serão divididos integralmente. São cerca de R$ 800 mil ao mês. Vamos supor que a despesa mensal é de R$ 500 mil. Logo, o lucro será de R$ 300 mil, valor que seria dividido entre a Arena e o governo do estado, que  usará o dinheiro para amortizar as contraprestações a serem pagas nos próximos anos”.

Fonte: Correio

Category: ESPORTES | Views: 379 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
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