Muitos tratam o futebol como
religião, mas essa ligação nunca esteve tão presente na história de um clube
como o San Lorenzo, um dos maiores da Argentina. Fundado em 1 de abril de
1908, no bairro de Almagro, na cidade de Buenos Aires, por um grupo de jovens
incentivados pelo padre salesiano R.P. Lorenzo Massa, o ""El Ciclón",
como é conhecido, passa por um momento especial e divino. Mergulhado em uma
grande crise econômica na temporada de 2002, o time se recuperou e vem se
reorganizando com a bênção do mais famoso torcedor: o Papa Francisco. Já são
mais de 10 mil sócios após a nomeação de Mario Bergoglio como líder da Igreja
Católica. Curiosamente, o momento da
transformação financeira se deu na mesma época em que o argentino Bergoglio foi
anunciado como o Papa. Torcedor declarado do San Lorenzo, ele acabou trazendo,
de uma forma involuntária, mais sócios ao clube, que usa a imagem do pontífice
para se estruturar ainda mais e cair nas graças de pessoas que gostam do líder
religioso, mas não se animam tanto para o futebol.
Marcelo Vázquez, secretário-geral do San Lorenzo, esteve com Francisco no
Vaticano e lembra com carinho do encontro. O dirigente reconhece a importância
de se ter um "cuervo” - apelido dos torcedores do clube - como ele.
- Foi
muito emocionante. Papa Francisco foi muito receptivo e destacou todo seu
carinho pelo clube. O San Lorenzo nasceu de um padre. Agora, depois que ele
(Mario Bergoglio) assumiu o Vaticano, o mundo inteiro quis saber como era o San
Lorenzo e essa ligação dele com o clube.
Fontes da
Cúria da capital argentina, onde Jorge Bergoglio vivia, dizem que ele ainda
guarda uma camisa do San Lorenzo, uma foto do "velho Gasômetro" e um
pedaço de madeira da arquibancada do histórico estádio, que foi demolido na
ditadura militar. Depois de muitos anos, o clube recebeu o terreno de volta e
promete uma nova casa para 2016.
Para facilitar o acesso das pessoas, o clube tem um
ônibus, chamado "Cuervomovil", que fica rodando a Argentina para a
captação de novos sócios, que saem do local já levando a carteirinha. O trajeto
é divulgado no site oficial. Apresentada em dezembro do ano passado, a iniciativa
de marketing já gerou mais de 10 mil novos sócios.
Marcelo Vázquez diz que o trabalho está voltado para aumentar o número de
sócios.
- Muita
gente é simpatizante do Papa, que é sócio do clube desde 2008. Além disso,
estamos percorrendo a Argentina e captando novos associados. Ano passado,
tínhamos cerca de 25 mil. Hoje, já são mais de 55 mil.
A
influência do Papa fez com que os torcedores exaltassem mais a camisa do clube,
agora definitivamente um "manto sagrado". Tanto que o patrocinador
oficial lançou um novo uniforme que traz uma auréola sobre o escudo do San
Lorenzo, em alusão ao Papa. Fonte: Globo Esporte
|