Sábado, 2024-04-27, 3:28 PM
JORGEQUIXABEIRA.NET
 
MENU

CATEGORIAS
NOTÍCIAS [372]
ESPORTES [1157]
EVENTOS [20]
PUBLICIDADE [115]

Statistics

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0

Main » 2013 » Abril » 15 » ORLÂNDIA, CARLOS BARBOSA, JOINVILLE E CORINTHIANS LARGAM COMO FAVORITOS
10:44 AM
ORLÂNDIA, CARLOS BARBOSA, JOINVILLE E CORINTHIANS LARGAM COMO FAVORITOS


Clubes que mais investiram para a temporada, Orlândia, Joinville e Corinthians se juntam ao Carlos Barbosa como equipes favoritas ao título da Liga Futsal 2013. A competição, que chega à sua 18ª edição, começa nesta segunda-feira com nove partidas e reúne 19 times que brigarão até novembro pelo título mais desejado do futsal brasileiro. Com quatro conquistas cada, Carlos Barbosa e Jaraguá dividem o posto de maior vencedor do certame. Campeão no ano passado, o Orlândia enfrenta o Minas às 19h15m desta segunda, em Belo Horizonte, em partida que terá transmissão ao vivo do SporTV. A primeira fase vai até o dia 24 de junho, quando três equipes ficarão pelo caminho.

A Liga Futsal 2013 reunirá diversos nomes importantes da modalidade, como o craque Falcão, do Orlândia, e os campeões mundiais Tiago (Joinville), Vinicius, Jé, Ciço e Guitta (Orlândia), Simi, Schumacher e Franklin (Corinthians) e Rodrigo (Carlos Barbosa). Com sete títulos no currículo, Falcão é o jogador que mais vezes conquistou a competição, seguido pelo corintiano Índio, com seis. Dentre os clubes participantes da edição deste ano, apenas Carlos Barbosa, Jaraguá e Orlândia já foram campeões.

Favoritos

Atual campeão, o Orlândia conta com diversas estrelas em seu elenco, com destaque para Falcão, Vinicius, Ciço, Jé e Guitta. Mesmo já tendo um grupo forte, o time paulista trouxe para a temporada o pivô Sinoê, ex-Carlos Barbosa, o ala Cabreúva, ex-Corinthians, e o goleiro Léo Oliveira, ex-Tubarão.

Outro que se reforçou foi o Joinville, que vem forte em busca da taça após as chegadas de Dyego e Valença (ex-Marechal Rondon), Deives (ex-Orlândia), e Pelé e Sakai (ex-Botafogo). A lamentar apenas a saída do fixo Neto, eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2012. O jogador trocou o Tricolor Catarinense pelo Gazprom-Ugra, da Rússia, no início do ano.

Depois de chegar às três últimas semifinais da Liga Futsal, o Corinthians quer desencantar em 2013 e faturar o inédito troféu. Para isso, o Timão conta com um elenco que mescla jogadores experientes como Franklin, Schumacher, Paulinho Japonês, Índio e Simi, com representantes da nova geração como Jackson, Arthur e diversos jogadores promovidos recentemente do sub-20, dentre eles o habilidoso Rafinha.

Campeão da Liga Futsal em 2001, 2004, 2006 e 2009, o Carlos Barbosa aposta na manutenção da base vencedora da última Copa Intercontinental para voltar a triunfar no certame nacional. Da equipe do ano passado, saíram o goleiro Lavoisier, os alas Thiaguinho e Marcênio, além do pivô Sinoê. Em compensação, chegaram o goleiro Baranha, o fixo Julio, o ala Luizinho e o pivô Gessé.

Correm por fora

Dentre os 19 participantes há pelo menos 11 equipes com alguma chance de surpreender. Mesmo com um histórico vencedor, o Jaraguá tem pequenas chances de título, por contar atualmente com um investimento menor do que na época do antigo patrocinador. Campeões das duas últimas edições da Taça Brasil, Atlântico Erechim e Minas também correm por fora, assim como São José, São Paulo/Suzano, Concórdia, Assoeva, Florianópolis, Marechal Rondon, Umuarama e Cascavel.

Figurantes

Com elencos modestos, São Caetano, Maringá, São Bernardo e Guarupava devem brigar apenas para chegar à segunda fase. Como não há rebaixamento, a luta será para terminar a primeira fase no grupo dos 16 classificados. Em 2012, o Azulão conseguiu passar da etapa inicial, enquanto o Maringá ficou de fora da zona de classificação. São Bernardo e Guarapuava não partciparam da última edição da Liga.

Fórmula de disputa

Na primeira fase, os 19 times jogam entre si em turno único. Os 16 primeiros avançam à etapa seguinte, enquanto três equipes ficarão pelo caminho. Na segunda fase, os clubes são divididos em quatro chaves, onde os dois primeiros se classificam às quartas de final.

A partir de então, a Liga passa a ser disputada no sistema de mata-mata, com o time de melhor campanha (cumulativa de todas as fases) tem a vantagem de jogar a segunda e última partida em casa. As datas reservadas para as finais são os dias 11 e 18 de novembro.

Histórico

A primeira edição da Liga Futsal aconteceu em 1996, tendo o Internacional/Ubra como campeão. Além do Colorado, mais três dos chamados clubes de camisa conseguiram faturar o caneco. Foram eles: Atlético-MG (1997 e 1999), Vasco (2000) e Santos (2011).  Até então, já aconteceram 3.149 partidas do certame, com 18.779 gols anotados.

Os jogadores que foram artilheiros mais vezes foram Falcão e Lenísio, ambos goleadores em cinco oportunidades. O artilheiro em 2012 foi o fixo Rodrigo, do Carlos Barbosa, com 24 gols.

Confira os jogos desta segunda-feira:

19h15m - Arena Minas - Belo Horizonte (MG) - Minas x

Orlândia
19h30m - PEJC Rabelo - São Caetano do Sul (SP) - São

Caetano x Corinthians


19h30m - Roberto David - Suzano (SP) - São Paulo x São

 José
20h - Ginásio da Neva - Cascavel (PR) - Cascavel x

Florianópolis
20h15m - C. E. Concórdia - Concórdia (SC) - Concórdia x

 Atlântico Erechim


20h15m - Arena Jaraguá - Jaraguá do Sul (SC) - Jaraguá x

Joinville
20h15m - Amario V. Costa - Umuarama (PR) - Umuarama x

Marechal Rondon


20h15m - Chico Neto - Maringá (PR) - Maringá x São

Bernardo
20h30m - Ginásio Poliesportivo - Venâncio Aires (RS) –

Assoeva x Carlos Barbosa

Fonte: Globo Esporte

Category: ESPORTES | Views: 490 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Calendar

Entries archive

Please Upgrade Your Flash Player

Get Adobe Flash player